Classicos: Julio Verne


.

Eu leio muito livro "antigo".Muito mais do que leio lançamentos.
Hoje vim falar de um autor que eu adoro de paixão mesmo. Julio Verne, do francês Jules Verne.


Jules, francês, nascido em 1828. A data de nascimento dele é algo bem importante a se pensar enquanto você lê seus livros. Ele viveu numa época em que boa parte do que ele escreveu nao era possível de acontecer, não havia tecnologia para tal. E se tem algo que marca bastante a narrativa do mesmo é como seus livros tem tantos dados geográficos, marcações, descrições de terreno...Chega a ser difícil marcar a barreira entre realidade e ficçao. E o que é mais intrigante, ele não havia nunca estado em um balão e nem ido a Afríca, mas era capaz de descrever ambos minuciosamente.  Curiosamente também, em seus últimos livros podemos ver uma preocupação ambiental e com  o uso errado e exagerado de tecnologias. Verne deixou o mundo em 1905, aos 77 anos.




Essa vai ser uma série de posts, totalizando 6, mas o primeiro vai para o classíco:



Viagem ao Centro da Terra.

Acho a narrativa desse livro tremendamente empolgante. Axel, sobrinho do geólogo Otto Lidenbrock embarca com o tio com o objetivo de chegar ao centro da terra seguindo um antigo manuscrito escrito em código de um alquimista islandês que diz ter já ter ido até o centro da terra.
Os dois vão a Islândia buscando penetrar no interior da crosta terrestre para chegar ao centro da terra a partir da cratera de um vulcão. Junto a eles, temos Hans, o guia deles na Islândia que acaba embarcando junto.
No decorrer da viagem eles passam por coisas realmente inimagináveis e Verne com suas pesquisas realmente dá a entender o quanto tudo aquilo é real. Suas explicações, os detalhamentos... Não conto as aventuras deles direito, porque qualquer detalhe a mais seria spoiler.
Vale muito a pena ler, o livro te envolve de uma maneira impressionante.

Your Reply