Resenha: Professor Layton Series


.

Juro, quando eu comecei a jogar o primeiro deles, Professor Layton and the Curious Village, eu não dei muito pelo jogo. Os jogos são todos parecidos e contam sempre com Layton e seu fiel escudeiro Luke envolvidos em algum mistério.
E o jeito mais óbvio de resolver um mistério é fazendo mais enigmas. Tem puzzle para tudo que é gosto e as side quests são bem interessantes, como no primeiro você tem que conseguir móveis para os quartos dos dois ou no segundo, que você tem que consertar e depois usar uma câmera.


Os cenários são bem feitos, o gráfico é ao mesmo tempo simples e bem feito, assim como os vídeos. As histórias são divididas em capítulos e você tem seu diário onde anota fatos importantes e existe a página de mistérios individuais. Você sempre pode voltar em puzzles que já resolveu e os que você sem querer pulou são mandados para uma cabana, mas é opcional fazê-los.

Como dá para ver, você tem dicas. Essas dicas são "compradas" com moedas que você acha nos cenários do jogo. A primeira dica, é obviamente uma dica, a segunda normalmente é quase uma resposta e se com a terceira você não sabe o que fazer, desista.
Claro você pode simplesmente sair chutando, mas aí a quantidade de picarets que o puzzle vale vão caindo e essas são necessárias para desbloquear algumas coisas.
Agora o mais engraçado são os motivos para que exista um puzzle. Sempre algo como: Olha, esse vaso de flores, ele me lembra de um puzzle. Ou nossa, só vou falar com você se você for capaz de resolver esse puzzle.
Ah, a trilha sonora. Como normalmente eu jogo DS em locais públicos sem fone, eu jogo sem som. Mas, sempre que posso eu gosto de jogar Professor Layton quietinha no meu canto para aproveitar a linda trilha sonora. Eu só enjoo dela quando eu estou tentando alucinadamente resolver um puzzle e ela fica me lembrando o barulho de um relógio. :P

Segue o trailer do primeiro jogo:




Ah, existem diferenças entre a versão britânica e a americana.

A história? O primeiro jogo se desenrola quando o Barão de Reinhold  da vila St. Mystere morre deixando sua herança para aquele que encontrar a Golden Apple. A recente viúva, Lady Dhalia,  chama Layton para ajudá-la no enigma.

"A true gentleman never leves a puzzle unsolved"

Your Reply